SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Programas de formação inicial de professores: um estudo de caso sobre o Pibid no Distrito FederalA participação das famílias como uma política educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ROSSI, Rafael; FURLANETTI, Maria Peregrina de Fatima Rotta; FERRAZ, Cleiton Aparecido  y  FERRATO, Elen Rosana. Educação do campo e juventude: problematizações a partir da conflitualidade. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.605-615. ISSN 1984-6444.

Através deste texto, problematizamos a necessidade de discussão das conflitualidades da questão agrária junto à juventude do campo. Essa necessidade se justifica em razão de dois argumentos: o reconhecimento contínuo e coletivo da união e do princípio educativo na mobilização e resistência camponesa e, também, o ato permanente do pesquisador em conhecer a realidade camponesa num esforço em prol da efetiva pesquisa educacional do campo. Sendo assim, precisamos entender o conceito de conflitualidade e de educação do campo enquanto prática intrínseca à pesquisa educacional no campo.

Palabras clave : Juventude; Conflitualidade; Educação do Campo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )