SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Educação do campo e juventude: problematizações a partir da conflitualidadeAnimalidade, moral e subjetivação: pelo reconhecimento da alteridade para além do outro-humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ALBUQUERQUE, Simone Santos de. A participação das famílias como uma política educativa. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.617-627. ISSN 1984-6444.

O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.

Palabras clave : Educação; Lógicas Familiares; Lógicas Escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )