SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03A participação das famílias como uma política educativaA formação de licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

COLLA, Rodrigo Avila. Animalidade, moral e subjetivação: pelo reconhecimento da alteridade para além do outro-humano. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.629-640. ISSN 1984-6444.

O ensaio discute a animalidade enquanto qualidade intrínseca do humano. Atenta para seu potencial como esfera formativa sensível e a defende como via para a criação de modos de subjetivação alternativos. Busca desvelar certo condicionamento natural inerente às normas morais. Nietzsche (2005) e Schiller (2002) ajudam a situar a gênese da moral e as motivações que levam o humano à socialização. Guattari (1992; 2003) contribui para a fundamentação de um paradigma alternativo de subjetivação no que tange ao tópico da animalidade. Esse paradigma visa a dar margem a vias de subjetivação heterogêneas e abertas à alteridade absoluta, esfera de infinitas alternativas subjetivantes. Por fim, sugere-se que a animalidade seja repensada como elemento de potenciação da sensibilidade na Educação.

Palabras clave : Animalidade; Educação Moral; Subjetivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )