SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03A formação de licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DUQUE, Tiago. “Professora, vem ver! O Paulo vai ter neném!”: gênero, sexualidade e formação de professores/as. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.653-664. ISSN 1984-6444.

Este texto discute diferentes experiências que revelam compreensões, dilemas e facilidades diante da questão de gênero e sexualidade na formação de professores/as. Principalmente através de uma perspectiva teórica pós-estruturalista, aqui se pensam as experiências vividas pelo autor referentes a relatos (seus contextos e significados) que foram colhidos durante o seu trabalho como professor universitário, pesquisador no campo do gênero e da sexualidade e militante em prol da diversidade sexual. Com essas práticas educativas refletidas teoricamente, conclui- se que um início possível para discutir formação de professores/as e questões de gênero e sexualidade é, a partir dos estranhamentos às transgressões nas salas de aula, deixar emergir a diferença e pensá-la criticamente em busca de experiências ainda não vividas, e não necessariamente em busca de um respeito à diversidade.

Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )