SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Philosophical didactic, philosophy of the aleatory didacticThe teaching philosophy as a "classical question" in the tradition of philosophical thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PEREIRA, Marinê de Souza  and  VELASCO, Patricia Del Nero. Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.37-51. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415967.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a concepção de prática de ensino como experiência de formação docente. Para tanto, inicia com uma série de questionamentos sobre a Filosofia como disciplina escolar; na sequência, aborda a ideia de prática como componente curricular, discutindo algumas de suas possíveis interpretações; por fim, apresenta a proposta do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do ABC, analisando em que medida os cinco módulos de práticas de ensino do referido curso pretendem se constituir em espaços de experiência formativa de professores, conciliando as reflexões sobre o Ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar.

Keywords : Prática de Ensino; Formação Docente; Licenciatura em Filosofia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )