SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Didáctica filosófica, didáctica aleatoria de la filosofíaO ensino de filosofia como "questão clássica"na tradição do pensamento filosófico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PEREIRA, Marinê de Souza  y  VELASCO, Patricia Del Nero. Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.37-51. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415967.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a concepção de prática de ensino como experiência de formação docente. Para tanto, inicia com uma série de questionamentos sobre a Filosofia como disciplina escolar; na sequência, aborda a ideia de prática como componente curricular, discutindo algumas de suas possíveis interpretações; por fim, apresenta a proposta do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do ABC, analisando em que medida os cinco módulos de práticas de ensino do referido curso pretendem se constituir em espaços de experiência formativa de professores, conciliando as reflexões sobre o Ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar.

Palabras clave : Prática de Ensino; Formação Docente; Licenciatura em Filosofia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )