SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Teaching practices and teacher training:notes on the experience of UFABC's Philosophy courseSelf-reflection autonomy and think like assumptions and theoretical methodology of teaching philosophy: from analysis of critical the theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CEPPAS, Filipe. O ensino de filosofia como "questão clássica"na tradição do pensamento filosófico. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.53-61. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415911.

Neste artigo, procuro mostrar que ensinar e aprender filosofia são questões centrais e recorrentes para a tradição filosófica Ocidental. Procuro argumentar em favor desta tese em duas direções. Num primeiro momento, ela é analisada em termos da relação entre o pensar, o juízo e o ensino-aprendizado da filosofia. Num segundo momento, procuro defender esta tese a partir da importância da relação mestre-discípulo para a história da filosofia.

Keywords : Ensino e Aprendizado da Filosofia; Julgamento; Relação Mestre-Discípulo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )