SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABCAutorreflexão e autonomia do pensar como pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de filosofia: análise a partir da teoria crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CEPPAS, Filipe. O ensino de filosofia como "questão clássica"na tradição do pensamento filosófico. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.53-61. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415911.

Neste artigo, procuro mostrar que ensinar e aprender filosofia são questões centrais e recorrentes para a tradição filosófica Ocidental. Procuro argumentar em favor desta tese em duas direções. Num primeiro momento, ela é analisada em termos da relação entre o pensar, o juízo e o ensino-aprendizado da filosofia. Num segundo momento, procuro defender esta tese a partir da importância da relação mestre-discípulo para a história da filosofia.

Palabras clave : Ensino e Aprendizado da Filosofia; Julgamento; Relação Mestre-Discípulo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )