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Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

JUNKES, Delcio  y  HORN, Geraldo Balduino. Autorreflexão e autonomia do pensar como pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de filosofia: análise a partir da teoria crítica. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.63-74. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415908.

A questão-problema central que esse artigo apresenta tem a ver com a análise crítica que os autores da Teoria Crítica, particularmente Adorno e Horkheimer, estabelecem entre o projeto de esclarecimento e os limites da emancipação do indivíduo. A partir dessa abordagem teórica, procura-se mostrar se é possível pensar num projeto emancipatório no contexto da sociedade capitalista hodierna. Por um lado, busca-se problematizar a contradição: o esclarecimento como promessa de uma sociedade melhor e aquilo que ele, de fato, se tornou: uma razão totalitária. Por outro lado, procura-se entender, a partir do posicionamento dos autores, se, frente ao pretenso projeto de esclarecimento, a filosofia e a educação teriam um poder de resistência em relação ao rumo caótico que o processo civilizatório tomou.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Teoria Crítica; Autorreflexão; Autonomia do Pensamento.

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