SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Self-reflection autonomy and think like assumptions and theoretical methodology of teaching philosophy: from analysis of critical the theoryState of knowledge and issues of the scientific field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

TOMAZETTI, Elisete Medianeira  and  BENETTI, Cláudia Cisiane. Da história da filosofia ao filosofar: alguns desafios no diálogo com o não filosófico. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.75-88. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644416184.

Este texto propõe uma reflexão sobre um modo de ensinar e aprender filosofia que se consolidou nos cursos superiores de filosofia e produziu efeitos diferenciados em ensino na escola básica. Destaca os discursos produzidos, nas últimas décadas, no tensionamento entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar perpassados pela relação com a História da Filosofia e, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2012), apresenta um novo cenário escolar em construção. Em tal cenário, está indicado um novo desenho curricular, estruturado por área de conhecimentos, que passa a solicitar dos professores o enfrentamento da questão da interdisciplinaridade e da contextualização dos saberes escolares. Nessas condições, procuramos pensar, de forma inicial, sobre o ensino de filosofia, no contexto da área das Ciências Humanas, com vistas a experiências interdisciplinares.

Keywords : Ensino de Filosofia; História da Filosofia; Ensino Médio; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )