SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Autorreflexão e autonomia do pensar como pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de filosofia: análise a partir da teoria críticaEstado de conhecimento e questões do campo científico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TOMAZETTI, Elisete Medianeira  y  BENETTI, Cláudia Cisiane. Da história da filosofia ao filosofar: alguns desafios no diálogo com o não filosófico. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.75-88. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644416184.

Este texto propõe uma reflexão sobre um modo de ensinar e aprender filosofia que se consolidou nos cursos superiores de filosofia e produziu efeitos diferenciados em ensino na escola básica. Destaca os discursos produzidos, nas últimas décadas, no tensionamento entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar perpassados pela relação com a História da Filosofia e, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2012), apresenta um novo cenário escolar em construção. Em tal cenário, está indicado um novo desenho curricular, estruturado por área de conhecimentos, que passa a solicitar dos professores o enfrentamento da questão da interdisciplinaridade e da contextualização dos saberes escolares. Nessas condições, procuramos pensar, de forma inicial, sobre o ensino de filosofia, no contexto da área das Ciências Humanas, com vistas a experiências interdisciplinares.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; História da Filosofia; Ensino Médio; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )