SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Da história da filosofia ao filosofar: alguns desafios no diálogo com o não filosóficoOrientação de Estágio: uma experiência na formação de docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.101-116. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415822.

Resumen Este texto objetiva desvelar questões sobre a construção de Estados de Conhecimento na área da Educação e apontar posições teóricas fundamentadoras dessas questões com vista à prática de pesquisa articulada à realidade nacional. Parte de tematizações encima de experiências, ao longo de quatro anos, em um curso de pós-graduação de excelência. Identifica categorias de análise na perspectiva do campo científico (Bourdieu): Políticas públicas do Estado-nação e da área disciplinar; Finalidades do Estado de Conhecimento para a ruptura de pré-conceitos (Quivy e Capenhoudt); Qualidade interna do Estado de Conhecimento (Lovitts) marcado pela originalidade; e Metodologia de aprendizagem colaborativa. Conclui pela complexidade da produção de um Estado de Conhecimento decorrente das inúmeras inter-relações sócio-científicas e resgata sua importância para a inserção no campo científico e na área do objeto de pesquisa.

Palavras-chave : Educação Superior; Campo Científico; Estado de Conhecimento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )