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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FARINON, Mauricio João. O impulso formativo do pensamento crítico: racionalidade, verdade e constelação. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.131-141. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414823.

O ensaio analisa a concepção de pensamento e subjetividade em Theodor Adorno, indicando os desafios educacionais que surgem dessa concepção. Defende uma concepção de verdade definida na dinamicidade histórica. A contraposição entre conhecimento e procedimento, as noções de evidência, constelação e conteúdo de verdade são decisivas para caracterizar o pensamento pós-metafísico e indicar os desafios na formação do sujeito segundo Adorno. Quando o conhecimento perde seu lugar pelo ideal de procedimento eficaz, ocorre o retardo da consciência, e a força do sujeito é abalada. A possível condição para reverter tal caracterização é admitir a ausência de evidência como impulso ao esclarecimento. Neste ponto é que se situa a noção de constelação e conteúdo de verdade e o impulso formativo do pensamento crítico.

Palavras-chave : Racionalidade; Formação; Consciência.

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