SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Carneiro Leão: considerações acerca da sociologia educacionalO método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GENTIL, Heloisa Salles  y  MACHADO, Ilma Ferreira. A configuração da educação do campo em dois assentamentos rurais em Mato Grosso. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.155-168. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414455.

Este texto apresenta a análise da constituição da educação do campo em assentamentos rurais, a partir de um projeto de extensão, em interface com pesquisa, que buscou identificar ações e desafios, concepções e perspectivas em relação à educação, colocados para os sujeitos do campo, explicitando a interconexão entre um projeto educativo e um projeto de desenvolvimento social. As análises sustentam-se em autores como Caldart (2008), Molina, Kolling e Nery (1999), Arroyo (2007), Marx (2001). Os resultados apontam um movimento inicial de constituição de uma concepção de educação do campo que extrapola a escola, caracterizada por especificidade local, reconhecimento da diversidade de saberes e relação entre trabalho e educação, movimento a ser fortalecido em um projeto coletivo que vislumbre a transformação da educação e a emancipação dos trabalhadores do campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Desenvolvimento Social do Campo; Trabalho e Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )