SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1The configuration of current rural education in two rural settlements in Mato GrossoWork and education in the present: mediations with brazilian Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

NASCIMENTO, Evandro Cardoso do. O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.169-181. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415169.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos da 3ª série do ensino médio de um colégio de Matinhos/PR, em 2013. Partindo da concepção proposta por Zaragoza (1989) de que a inserção do método histórico como conteúdo é fator indispensável a uma aprendizagem histórica significativa, optou-se por utilizar fontes patrimoniais em sala de aula, objetivando o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos (RÜSEN, 2001). A metodologia de ensino foi a Aula Oficina (BARCA, 2004), na qual o professor é caracterizado como o organizador das atividades problematizadoras e os alunos como agentes de sua própria formação. Os resultados acendem um método para a utilização de fontes primárias no ensino, em que o patrimônio é posto em evidência.

Keywords : Educação Histórica; Literacia Histórica; Patrimônio Histórico..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )