SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniaisPerfil do diretor da escola pública estadual paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NOZAKI, Hajime Takeuchi. Trabalho e educação na atualidade: mediações com a Educação Física brasileira. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.183-199. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413244.

O objetivo do artigo é apresentar as discussões que permeiam o campo trabalho e educação no Brasil e analisar a sua interlocução com a produção no campo da Educação Física. Para tal, realizou um estado da arte das pesquisas do trabalho do professor de Educação Física. Tais estudos são mediados pela discussão em torno dos campos de atuação, sendo possível identificar duas grandes linhas, a da escola e a dos campos não escolares. Nos estudos dos campos não escolares, há uma predominância das academias de ginástica, investigando a gestão empresarial e o trabalho do professor. Os estudos do campo escolar referem-se, essencialmente, ao trabalho pedagógico da educação física. A importante contribuição destes estudos está na compreensão do objeto do trabalho do professor de Educação Física em uma totalidade concreta.

Palabras clave : Trabalho; Educação Física; Estado da Arte..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )