SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Work and education in the present: mediations with brazilian Physical EducationNew approaches to the human science teaching: the urgency in diversifying languages in the teacher labor with geography and history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

HOJAS, Viviani Fernanda  and  ABDIAN, Graziela Zambão. Perfil do diretor da escola pública estadual paulista. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.201-214. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464448627.

O objetivo deste texto foi analisar o perfil do diretor de escola pública paulista, problematizando a literatura da área, os concursos públicos e as diretrizes da política. As constatações permitiram-nos afirmar que, apesar do avanço dos anos 1980, sobremaneira no que diz respeito à negação da Administração empresarial e ao incentivo para a construção de um corpo teórico próprio para a Administração escolar, o que predomina nos anos mais recentes é a não formação inicial do diretor de escola e uma atuação baseada no "manager". Os avanços conquistados encontram barreiras reais quando este diretor concursado é submetido aos cursos de formação continuada e às legislações que determinam um perfil gerencial, os quais não dialogam com uma formação inicial fortalecida e alternativa ao que recebe, quase diariamente, das instâncias superiores.

Keywords : Diretor de Escola Pública; Produção Teórica em Administração Escolar; Política Educacional Paulista..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )