SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Trabalho e educação na atualidade: mediações com a Educação Física brasileiraNovas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

HOJAS, Viviani Fernanda  e  ABDIAN, Graziela Zambão. Perfil do diretor da escola pública estadual paulista. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.201-214. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464448627.

O objetivo deste texto foi analisar o perfil do diretor de escola pública paulista, problematizando a literatura da área, os concursos públicos e as diretrizes da política. As constatações permitiram-nos afirmar que, apesar do avanço dos anos 1980, sobremaneira no que diz respeito à negação da Administração empresarial e ao incentivo para a construção de um corpo teórico próprio para a Administração escolar, o que predomina nos anos mais recentes é a não formação inicial do diretor de escola e uma atuação baseada no "manager". Os avanços conquistados encontram barreiras reais quando este diretor concursado é submetido aos cursos de formação continuada e às legislações que determinam um perfil gerencial, os quais não dialogam com uma formação inicial fortalecida e alternativa ao que recebe, quase diariamente, das instâncias superiores.

Palavras-chave : Diretor de Escola Pública; Produção Teórica em Administração Escolar; Política Educacional Paulista..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )