SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Perfil do diretor da escola pública estadual paulistaAdesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ANDRADE, Adriano Bittencourt; MIRANDA, Nadja Conceição de Jesus  y  VARINO, Dalila Flora Cardoso. Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.215-227. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414994.

O artigo defende que o aprendizado é pessoal e subjetivo derivando, por conseguinte, de estratégias diferenciadas de acesso ao saber formal. Parte do pressuposto que há, invariavelmente, uma diversidade de formas para apreender um dado objeto, e o ferramental a ser utilizado será, sempre, decorrente da combinação heterogênea entre contexto espaço-temporal, instituição de ensino, formação e motivação do professor e o aluno (contexto socioeconômico e individualidade). Assim, este escrito se defronta com uma questão nodal: Como, no ensino das Ciências Humanas, alcançar/comunicar-se com os alunos para além do texto formal? Busca-se, então, compreender a possibilidade de letramento nas Ciências Humanas através da diversificação de estratégias de comunicação; entender as diferentes linguagens como instrumentos para a aproximação do conteúdo programático do cotidiano do aluno e apresentar desafios metodológicos para a utilização de instrumentos de comunicação.

Palabras clave : Letramento; Ciências Humanas; Estratégias Comunicativas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )