SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e HistóriaA educação integral no mais educação: uma análise do programa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MENIN, Maria Suzana de Stefano; MORO, Adriano  y  BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael. Adesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechado. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.229-240. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464449000.

Resumen O objetivo do presente estudo foi analisar a adesão ao valor justiça em crianças. Compararam-se as respostas dadas por crianças entre 9 e 12 anos a dois tipos de questionários: o primeiro, com alternativas construídas em níveis crescentes de descentração de perspectiva social, e o segundo, com as mesmas questões feitas de forma aberta. As questões foram apresentadas em formato de histórias que envolviam justiça distributiva, retributiva e comutativa. O questionário, com alternativas, foi aplicado em 111 crianças e o fechado, em outras 28. Em ambos os tipos de questionários, as crianças revelaram as mesmas tendências na adesão ao valor. No entanto, as respostas espontâneas mostraram-se mais punitivas e com uso mais forte de sanções expiatórias que as fechadas, no caso das histórias a respeito de justiça retributiva e comutativa.

Palabras clave : Justiça; Valor Moral; Escala de Avaliação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )