SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Students' writing in university: an analysis of the dimensions of individualsAnalisys of a literacy experiment under the perspective of human rights education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PROVIN, Priscila  and  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Os desafios da docência na universidade para todos: ações ou atitudes de inclusão?. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.319-331. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464449312.

Este artigo anuncia alguns desafios aos professores universitários, que cada vez mais são instados a trabalhar com as diferenças dos sujeitos nas instituições de Ensino Superior. Toma-se como ponto de partida programas de acesso ao Ensino Superior, desenvolvidos por um conjunto de Universidades Comunitárias do sul do Brasil. Parte-se de uma perspectiva teórica que toma a linguagem como constitutiva e não apenas representacional, dessa forma são constituídos o conhecimento e os sujeitos. A metodologia utilizada foi a análise documental. Argumentase que somente programas de acesso não são suficientes para garantir a permanência dos estudantes nas Universidades. A análise mostra que, ao narrar esses sujeitos, não mais os entendendo como problemas, mas sim como possibilidades, assim é possível que sejam produzidos outros alunos e outras formas de viver a inclusão na Universidade.

Keywords : Docência Universitária; Inclusão; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )