SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2A escrita de estudantes na universidade: uma análise das dimensões dos indivíduosAnálise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PROVIN, Priscila  y  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Os desafios da docência na universidade para todos: ações ou atitudes de inclusão?. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.319-331. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464449312.

Este artigo anuncia alguns desafios aos professores universitários, que cada vez mais são instados a trabalhar com as diferenças dos sujeitos nas instituições de Ensino Superior. Toma-se como ponto de partida programas de acesso ao Ensino Superior, desenvolvidos por um conjunto de Universidades Comunitárias do sul do Brasil. Parte-se de uma perspectiva teórica que toma a linguagem como constitutiva e não apenas representacional, dessa forma são constituídos o conhecimento e os sujeitos. A metodologia utilizada foi a análise documental. Argumentase que somente programas de acesso não são suficientes para garantir a permanência dos estudantes nas Universidades. A análise mostra que, ao narrar esses sujeitos, não mais os entendendo como problemas, mas sim como possibilidades, assim é possível que sejam produzidos outros alunos e outras formas de viver a inclusão na Universidade.

Palabras clave : Docência Universitária; Inclusão; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )