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Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PROVIN, Priscila y FABRIS, Elí Terezinha Henn. Os desafios da docência na universidade para todos: ações ou atitudes de inclusão?. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.319-331. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/198464449312.
Este artigo anuncia alguns desafios aos professores universitários, que cada vez mais são instados a trabalhar com as diferenças dos sujeitos nas instituições de Ensino Superior. Toma-se como ponto de partida programas de acesso ao Ensino Superior, desenvolvidos por um conjunto de Universidades Comunitárias do sul do Brasil. Parte-se de uma perspectiva teórica que toma a linguagem como constitutiva e não apenas representacional, dessa forma são constituídos o conhecimento e os sujeitos. A metodologia utilizada foi a análise documental. Argumentase que somente programas de acesso não são suficientes para garantir a permanência dos estudantes nas Universidades. A análise mostra que, ao narrar esses sujeitos, não mais os entendendo como problemas, mas sim como possibilidades, assim é possível que sejam produzidos outros alunos e outras formas de viver a inclusão na Universidade.
Palabras clave : Docência Universitária; Inclusão; Ensino Superior.