SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2The challenges of teaching at the university for all: actions or inclusion attitudes?Youth and adult education and special education: the (re)invention of the necessary articulation between these areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

OLIVEIRA, Cristiane Fontes  and  LIMA, Emília Freitas de. Análise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanos. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.333-345. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413140.

O artigo pretende promover uma reflexão sobre a necessidade de implementação prática, no quotidiano escolar, da Educação Intercultural e em Direitos Humanos, com foco na temática de gênero. Nesse sentido, apresentamos um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos, realizados no contexto de aulas da disciplina de Língua Portuguesa, que tiveram como objetivo problematizar com estudantes, por meio de práticas de letramento, a situação da mulher na contemporaneidade. Nesse contexto, a metodologia proposta por Paulo Freire foi apresentada como ferramenta privilegiada para transpor da teoria à prática tal Educação. Assim, mediante a análise da vivência de estudantes (sujeitos da pesquisa) em Círculos de Cultura, tendo como tema gerador o sexismo, constatamos que a educação escolar pode conduzir o(a) aluno(a) de uma consciência alienada para uma consciência crítica.

Keywords : Educação em Direitos Humanos; Letramento; Educação Intercultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )