SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Os desafios da docência na universidade para todos: ações ou atitudes de inclusão?Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

OLIVEIRA, Cristiane Fontes  y  LIMA, Emília Freitas de. Análise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanos. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.333-345. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413140.

O artigo pretende promover uma reflexão sobre a necessidade de implementação prática, no quotidiano escolar, da Educação Intercultural e em Direitos Humanos, com foco na temática de gênero. Nesse sentido, apresentamos um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos, realizados no contexto de aulas da disciplina de Língua Portuguesa, que tiveram como objetivo problematizar com estudantes, por meio de práticas de letramento, a situação da mulher na contemporaneidade. Nesse contexto, a metodologia proposta por Paulo Freire foi apresentada como ferramenta privilegiada para transpor da teoria à prática tal Educação. Assim, mediante a análise da vivência de estudantes (sujeitos da pesquisa) em Círculos de Cultura, tendo como tema gerador o sexismo, constatamos que a educação escolar pode conduzir o(a) aluno(a) de uma consciência alienada para uma consciência crítica.

Palabras clave : Educação em Direitos Humanos; Letramento; Educação Intercultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )