SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Analisys of a literacy experiment under the perspective of human rights educationVisual representation of liquid modernity: what do the mannequins tell us? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

HAAS, Clarissa. Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.347-359. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464449038.

Este estudo exploratório propõe a aproximação entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos, analisando as contribuições que os direcionamentos legais e políticos nacionais trazem acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. As publicações dos Fóruns EJA e a produção acadêmica têm propiciado o diálogo entre as duas áreas. A imersão teórica e crítica nos "lugares" considerados legítimos para que esse diálogo aconteça foi feita a partir da premissa da EJA no ensino comum, como espaço escolar potencializador, para que os jovens e adultos com deficiência desenvolvam seus modos singulares de aprender. A investigação apontou a timidez de estudos com esse viés e a necessidade de ampliar a discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado para os jovens e adultos com deficiência.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Jovem e Adulto com Deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )