SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Análise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanosRepresentações visuais na modernidade líquida: o que os manequins falam de nós? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

HAAS, Clarissa. Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.347-359. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464449038.

Este estudo exploratório propõe a aproximação entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos, analisando as contribuições que os direcionamentos legais e políticos nacionais trazem acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. As publicações dos Fóruns EJA e a produção acadêmica têm propiciado o diálogo entre as duas áreas. A imersão teórica e crítica nos "lugares" considerados legítimos para que esse diálogo aconteça foi feita a partir da premissa da EJA no ensino comum, como espaço escolar potencializador, para que os jovens e adultos com deficiência desenvolvam seus modos singulares de aprender. A investigação apontou a timidez de estudos com esse viés e a necessidade de ampliar a discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado para os jovens e adultos com deficiência.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Jovem e Adulto com Deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )