SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Youth and adult education and special education: the (re)invention of the necessary articulation between these areasComplexity, knowledge and education: the emergence of a new epistemological paradigm in contemporary context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SOUZA, Michely Calciolari; BALISCEI, João Paulo  and  TERUYA, Teresa Kazuko. Representações visuais na modernidade líquida: o que os manequins falam de nós?. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.361-374. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414198.

O fluxo de imagens, transformações tecnológicas e o culto ao corpo e à beleza são características que marcam a contemporaneidade. Fotografias, ilustrações e imagens da mídia difundem modelos com os quais as pessoas podem se identificar. Objetivou-se analisar como os sujeitos são representados pelos manequins de lojas. Para tanto, foi desenvolvida uma contagem de manequins em um shopping center da cidade de Maringá, Paraná. Foi constatado que os manequins representam, em sua maioria, as pessoas de cor ou raça branca. Verificou-se que o número de manequins de outras cores não corresponde ao número de brasileiros/as que se consideram pretos/as, pardos/as, amarelos/as ou indígenas. A partir disso, discutiu-se a importância da formação docente para os aspectos visuais da contemporaneidade.

Keywords : Educação; Modernidade Líquida; Pedagogias Culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )