SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreasComplexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SOUZA, Michely Calciolari; BALISCEI, João Paulo  y  TERUYA, Teresa Kazuko. Representações visuais na modernidade líquida: o que os manequins falam de nós?. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.361-374. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414198.

O fluxo de imagens, transformações tecnológicas e o culto ao corpo e à beleza são características que marcam a contemporaneidade. Fotografias, ilustrações e imagens da mídia difundem modelos com os quais as pessoas podem se identificar. Objetivou-se analisar como os sujeitos são representados pelos manequins de lojas. Para tanto, foi desenvolvida uma contagem de manequins em um shopping center da cidade de Maringá, Paraná. Foi constatado que os manequins representam, em sua maioria, as pessoas de cor ou raça branca. Verificou-se que o número de manequins de outras cores não corresponde ao número de brasileiros/as que se consideram pretos/as, pardos/as, amarelos/as ou indígenas. A partir disso, discutiu-se a importância da formação docente para os aspectos visuais da contemporaneidade.

Palabras clave : Educação; Modernidade Líquida; Pedagogias Culturais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )