SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Visual representation of liquid modernity: what do the mannequins tell us?Formation experiences of different other in environments of friendship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVA, Sidinei Pithan da. Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.375-387. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464448690.

O presente estudo tematiza a emergência de um novo paradigma epistemológico no cenário contemporâneo, o qual sinaliza para a problemática da complexidade implicada em toda dinâmica do conhecimento humano. A abordagem metodológica orienta-se por uma perspectiva hermenêutica e dialética, a qual busca privilegiar a leitura crítica das obras de Edgar Morin, situando-as numa leitura de conjunto e procurando extrair delas relações entre concepções epistemológicas, éticas e políticas. O resultado desta leitura, quando tematizada no âmbito escolar, consiste em compreender o novo desafio da escola no trato com o conhecimento. Para além de ensinar conhecimentos, a escola precisa ensinar uma nova relação com o conhecimento. Esta pressupõe uma leitura mediata e complexa da realidade, re-elaborando o significado da ciência e do conhecimento no contexto societário.

Keywords : Complexidade; Conhecimento; Ciência; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )