SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Representações visuais na modernidade líquida: o que os manequins falam de nós?Experiências formativas do outro diferente em ambientes de amizade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Sidinei Pithan da. Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.375-387. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464448690.

O presente estudo tematiza a emergência de um novo paradigma epistemológico no cenário contemporâneo, o qual sinaliza para a problemática da complexidade implicada em toda dinâmica do conhecimento humano. A abordagem metodológica orienta-se por uma perspectiva hermenêutica e dialética, a qual busca privilegiar a leitura crítica das obras de Edgar Morin, situando-as numa leitura de conjunto e procurando extrair delas relações entre concepções epistemológicas, éticas e políticas. O resultado desta leitura, quando tematizada no âmbito escolar, consiste em compreender o novo desafio da escola no trato com o conhecimento. Para além de ensinar conhecimentos, a escola precisa ensinar uma nova relação com o conhecimento. Esta pressupõe uma leitura mediata e complexa da realidade, re-elaborando o significado da ciência e do conhecimento no contexto societário.

Palavras-chave : Complexidade; Conhecimento; Ciência; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )