SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneoDesafios da educação de crianças que residem com suas mães em unidade prisional: o papel da Universidade e do poder público índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

STRIEDER, Roque  y  HERBERT, Fabiana. Experiências formativas do outro diferente em ambientes de amizade. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.389-399. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414877.

O artigo investiga possibilidades de se firmarem experiências formativas envolvendo as dimensões da amizade e as vivências na amizade, como dinâmicas potencializadoras do reconhecimento do outro. Considera as relações pedagógicas, visando à homogeneização, como portadoras do risco de submeter e excluir o outro e o diferente. Reconhece a necessária prudência diante da complexidade e das dificuldades históricas de compreensão do outro. O estudo tem como base a buscagem em referenciais teóricos e entende que a vivência na amizade permite a construção de visões positivas de mundo, de si e do outro como seres humanos singulares e diversos. A convivência na amizade como um com-sentir contempla cenários de respeito à alteridade, um respeito que passa pela descoberta de si e do outro como exercício dessa convivência.

Palabras clave : Escola Acolhedora; O Outro; A Amizade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )