SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Experiências formativas do outro diferente em ambientes de amizadeGustavo Capanema: criação da Comissão Nacional de Ensino Primário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BRUSCATO, Andrea Cristiane Maraschin  y  RANGEL, Ana Cristina. Desafios da educação de crianças que residem com suas mães em unidade prisional: o papel da Universidade e do poder público. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.401-411. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464448474.

O presente artigo apresenta o projeto de atenção ao desenvolvimento infantil dos bebês que residem com suas mães apenadas na instituição prisional, Penitenciária Feminina Estadual Madre Pelletier/RS. Ele promove ações visando ao bem-estar físico, afetivo e sócio cognitivo das crianças entre 3 e 12 meses, na perspectiva do cuidar e educar. Estudantes da Pedagogia, sob orientação e supervisão de professores do Curso, planejam e desenvolvem atividades educativas duas vezes por semana, considerando as especificidades da rotina carcerária e as necessidades de desenvolvimento dos bebês. Porém, é preciso reconhecer que faltam políticas públicas comprometidas com as necessidades de desenvolvimento dessas crianças para que possam assegurar que o vínculo mãe-bebê se estabeleça da forma mais saudável possível.

Palabras clave : Creche; Educação; Presídio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )