SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Desafios da educação de crianças que residem com suas mães em unidade prisional: o papel da Universidade e do poder públicoRefletindo sobre a tensão entre pesquisa e prática: o caso do ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

QUADROS, Raquel dos Santos  y  MACHADO, Maria Cristina Gomes. Gustavo Capanema: criação da Comissão Nacional de Ensino Primário. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.413-424. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414245.

O presente artigo tem por objetivo problematizar a situação da educação primária no Brasil e as ações desenvolvidas para sanar esse problema na história da educação brasileira, com essa finalidade investiga-se a criação da Comissão Nacional do Ensino Primário (CNEP) no Brasil no ano de 1938, período em que Gustavo Capanema Filho (1900-1985), político e intelectual brasileiro, esteve à frente do Ministério da Educação e Saúde, historicamente conhecido como 'Era Vargas'. No trabalho são apresentados alguns debates e estratégias levantadas nas sessões da Comissão. Destaca-se que a formação do indivíduo, por meio da educação, foi considerada o motor para a ordem e o progresso da nação no contexto analisado.

Palabras clave : História da Educação; Gustavo Capanema; Educação Primária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )