SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Gustavo Capanema: creation of the National Commission on Elementary SchoolComics in the training process of Science and Biology teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PEREIRA, Talita Vidal. Refletindo sobre a tensão entre pesquisa e prática: o caso do ensino de ciências. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.425-437. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414894.

Nesse artigo a ideia de que os resultados das pesquisas em educação não são incorporados adequadamente na formulação de políticas educacionais é problematizada a partir de argumentos desenvolvidos em uma perspectiva pós-estruturalista e pós-colonial. Esses argumentos tomam como objeto de análise as produções das comunidades disciplinares que pesquisam o ensino de ciências com a compreensão de que elas expressam discursos que circulam nos diferentes contextos de produção curricular. A análise rompe com a distinção entre conhecimento e cultura e passa a assumi-los como processo de enunciação de sentidos. Interessa discutir como as concepções dos pesquisadores sobre o conhecimento e as práticas docentes são informadas por um realismo epistemológico que fundamenta a dimensão transformadora que é atribuída ao conhecimento, cuja apropriação é significada como possibilidade de emancipação.

Keywords : Ensino de Ciências; Currículo; Cultura; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )