SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Gustavo Capanema: criação da Comissão Nacional de Ensino PrimárioAs histórias em quadrinhos (HQ's) na formação dos professores de Ciências e Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal. Refletindo sobre a tensão entre pesquisa e prática: o caso do ensino de ciências. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.425-437. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414894.

Nesse artigo a ideia de que os resultados das pesquisas em educação não são incorporados adequadamente na formulação de políticas educacionais é problematizada a partir de argumentos desenvolvidos em uma perspectiva pós-estruturalista e pós-colonial. Esses argumentos tomam como objeto de análise as produções das comunidades disciplinares que pesquisam o ensino de ciências com a compreensão de que elas expressam discursos que circulam nos diferentes contextos de produção curricular. A análise rompe com a distinção entre conhecimento e cultura e passa a assumi-los como processo de enunciação de sentidos. Interessa discutir como as concepções dos pesquisadores sobre o conhecimento e as práticas docentes são informadas por um realismo epistemológico que fundamenta a dimensão transformadora que é atribuída ao conhecimento, cuja apropriação é significada como possibilidade de emancipação.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Currículo; Cultura; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )