SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Reflecting about the tension between research and practice: the case of science teachingAn observational study on the interactions of children/teens with Intellectual disability no regular education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

TAVARES JUNIOR, Melchior José. As histórias em quadrinhos (HQ's) na formação dos professores de Ciências e Biologia. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.439-449. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414164.

O objetivo desse texto foi refletir sobre HQ's como recurso didático no Ensino de Ciências e Biologia. Da experiência como docente do curso de Ciências Biológicas, ministrando a disciplina Metodologia de Ensino desde 2009, inferimos que as HQ's podem ser úteis na Educação, os futuros professores aprovam sua utilização, proporiam que seus alunos elaborassem suas próprias HQ's. Alertamos para a adequação conceitual, pois a utilização da HQ pressupõe uma correção absoluta, salvo nos casos em que o professor deseje comparar ao conceito adequado; para a linguagem, uma vez que muitos cartunistas utilizam uma linguagem chula em suas produções; para a imagem, pois os autores constroem personagens que não são facilmente identificados como pessoas ou são animais desconhecidos; para os valores, pois os quadrinhos podem emitir juízos particulares dos autores.

Keywords : Histórias em Quadrinhos; Ciências Biológicas; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )