SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Refletindo sobre a tensão entre pesquisa e prática: o caso do ensino de ciênciasUm estudo observacional sobre as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual no ensino regular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TAVARES JUNIOR, Melchior José. As histórias em quadrinhos (HQ's) na formação dos professores de Ciências e Biologia. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.439-449. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414164.

O objetivo desse texto foi refletir sobre HQ's como recurso didático no Ensino de Ciências e Biologia. Da experiência como docente do curso de Ciências Biológicas, ministrando a disciplina Metodologia de Ensino desde 2009, inferimos que as HQ's podem ser úteis na Educação, os futuros professores aprovam sua utilização, proporiam que seus alunos elaborassem suas próprias HQ's. Alertamos para a adequação conceitual, pois a utilização da HQ pressupõe uma correção absoluta, salvo nos casos em que o professor deseje comparar ao conceito adequado; para a linguagem, uma vez que muitos cartunistas utilizam uma linguagem chula em suas produções; para a imagem, pois os autores constroem personagens que não são facilmente identificados como pessoas ou são animais desconhecidos; para os valores, pois os quadrinhos podem emitir juízos particulares dos autores.

Palabras clave : Histórias em Quadrinhos; Ciências Biológicas; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )