SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2As histórias em quadrinhos (HQ's) na formação dos professores de Ciências e BiologiaO Índice de Desenvolvimento da Educação do estado de São Paulo (Idesp): práticas escolares resultantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GARGHETTI, Francine Cristine; NUERNBERG, Adriano Henrique  y  MEDEIROS, José Gonçalves. Um estudo observacional sobre as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual no ensino regular. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.451-464. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415934.

Esse estudo caracterizou as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual incluídas no ensino regular por meio de observação naturalística de crianças/adolescentes com e sem deficiência intelectual em ambiente escolar. A análise quantitativa realizou-se por meio de procedimentos de estatística descritiva e a análise qualitativa centrou-se na discussão dos dados quantificados. Classificou-se os comportamentos em três categorias (interações acadêmicas; interações não acadêmicas; não interações). Os sujeitos com deficiência apresentaram porcentagem maior em três dos cinco comportamentos acadêmicos. Nas interações não-acadêmicas, das nove subcategorias, apresentaram frequência maior em três. Nas não-interações registrou-se índices idênticos entre os grupos. Houve pouca diferença nos tipos de interações apresentadas pelas crianças/adolescentes com e sem deficiência intelectual e baixo índice de resistência a colegas em condição diferente ou de deficiência.

Palabras clave : Educação Especial; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )