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Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GESQUI, Luiz Carlos. O Índice de Desenvolvimento da Educação do estado de São Paulo (Idesp): práticas escolares resultantes. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.465-475. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464449121.

Mensurado anualmente - com base apenas nas taxas de aprovação de todos os alunos e nos resultados de testes padronizados de uma parcela destes alunos - o Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo (Idesp) indica, a partir de 2008, a qualidade da educação básica das mais de cinco mil escolas da rede pública paulista de ensino regular. O objetivo deste artigo é o de apresentar que as escolas, com base no Idesp, definem as práticas escolares a serem efetivadas das quais se destacam a excessiva aplicação de exames simulados e a promoção - pautada basicamente nos registros de frequência - dos alunos para a série seguinte. Tal afirmação é possível a partir de participações em reuniões pedagógicas em quatro destas escolas, no período de 2008 a 2011.

Palabras clave : Qualidade Educacional; Escola Pública; Idesp.

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