SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Formação do professor de história no Brasil: embates e dilaceramentos em tempos de desassossego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARIN, Marilú Favarin. A relação teoria e prática na formação de professores de história: a experiência de laboratórios de ensino de história (1980-2010). Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.503-515. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418702.

Este estudo toma como princípio a compreensão da existência de uma "Didática da História" como aporte do aprendizado docente na formação de professores de História e das suas práticas no ensino da disciplina de História. Também toma como base a produção do teórico alemão Jörn Rüsen na busca da conceituação para a categoria Didática da História como um campo de análise dos fundamentos da Educação Histórica, a qual cumpre papel central no processo de reflexão sobre as atividades dos historiadores.

Palabras clave : Didática da História; Formação de Professores; Ensino de História.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )