SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3A relação teoria e prática na formação de professores de história: a experiência de laboratórios de ensino de história (1980-2010)Os sentidos do trabalho do professor e o lugar social do ensino de História índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Formação do professor de história no Brasil: embates e dilaceramentos em tempos de desassossego. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.517-528. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418206.

No Brasil ocorre uma ênfase em políticas voltadas para a formação de professores, inclusive professores de História, em que a centralidade do debate está no binômio educação e desenvolvimento. Nesse debate, a personagem que tem sido mais destacada é o professor. O presente trabalho tem como foco apresentar uma síntese das propostas para a formação do professor de História no Brasil, a partir de documentos oficiais. A análise dos documentos teve como referência teórica as questões que envolvem a relação entre a formação fundamentada na epistemologia da prática e a formação fundamentada na epistemologia da práxis. Resultados dessa análise indicam o esvaziamento da formação teórica, da valorização dos conteúdos específicos, em detrimento de uma formação prática, que não leva em consideração a relevância da função social da educação e a finalidade da História para a formação do cidadão crítico.

Palabras clave : Consciência Histórica; Aprendizagem Histórica; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )