SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Formação do professor de história no Brasil: embates e dilaceramentos em tempos de desassossegoO conceito epistemológico de passado para professores de História índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CUNHA, Jorge Luiz da  y  CARDOZO, Lisliane dos Santos. Os sentidos do trabalho do professor e o lugar social do ensino de História. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.529-544. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418712.

Através da identidade narrativa de professores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nosso objetivo, neste artigo, foi pesquisar como a formação inicial tem implicado no trabalho de cada um deles, em suas trajetórias de vida e como cada sujeito interpreta o lugar social do Ensino de História. A identidade narrativa teve destaque por meio da abordagem (auto)biográfica. Entendemos que a ciência histórica pode ter um papel orientador, na contemporaneidade, através da consciência histórica. O Ensino de História só pode ter um papel orientador estando inserido na cultura histórica. E, assim, envolvendo questões morais, éticas, pedagógicas, existenciais, entre outras, é que podemos constituir sentido histórico para orientar a vida e a capacidade de aprender historicamente. O aprendizado histórico não compreende só aprender conteúdos do passado, é um engajamento do sujeito social que se entende pela História, interpretando a História objetiva e subjetivamente.

Palabras clave : Ensino de História; Trabalho do Professor; (Auto) Biografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )