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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SANTOS, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos. O conceito epistemológico de passado para professores de História. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.545-564. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418704.

Este artigo apresenta parte dos resultados da investigação de doutorado intitulada "A Significância do Passado para Professores de História". Os sujeitos são dezessete professores de História de dez colégios de Ensino Médio em Curitiba - PR. Apresenta e categoriza as respostas dos professores sobre o conceito epistemológico de passado em grupos: passado estático, passado para criar empatia, passado como memória, passado para memorização, passado exemplar e passado para orientação. O suporte teórico de análise e investigação é desenvolvido por Michael Oakeshott (2003), David Lowenthal (1989, 1998), Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b), Jacques Le Goff (1992), Peter Lee (2003) e Maria Auxiliadora Schmidt (2010). A categorização apresenta resultados que contribuem para a discussão da compreensão que o professor tem sobre a epistemologia da ciência de referência.

Palavras-chave : Passado; Memória; Empatia; Professores de História; Ensino Médio.

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