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Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini. Ensino de História na perspectiva da Educação histórica: o caso da rede municipal de Curitiba. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.565-576. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418207.

Em 2006, o ensino de história na Rede Municipal de Ensino de Curitiba adota a perspectiva da Educação Histórica, tomando como referência, especialmente, os estudos de Lee (2001), Barca (1998; 2004) e Schmidt (2001). Isso está expresso nas Diretrizes Curriculares (CURITIBA, 2006a) e nos Cadernos Pedagógicos - História (CURITIBA, 2006b). Em relação à formação continuada, mais especificamente em relação aos cursos oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Paraná/Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), pode-se dizer que a sistemática adotada tem trazido contribuições valiosas, pois mudou a forma como o professor tem se relacionado com os conteúdos a serem trabalhados, na medida em que investiga as ideias tácitas dos alunos, seleciona diferentes fontes históricas, bem como solicita a produção de narrativas históricas aos alunos.

Palabras clave : Ensino de História; Educação Histórica; Formação Continuada.

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