SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3History teaching from the perspective of Historical Education: the case of Curitiba's Municipal Education SystemThe formation of the young people's social consciousness in the horizon of history education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVA, Maria da Conceição  and  FLEURY, Eunice Antunes. Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de Goiânia. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.577-588. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418703.

Esta pesquisa investiga exercícios produzidos por crianças de 10 anos de idade, que cursam a turma E, do Ciclo II(5º ano do Ensino Fundamental), da Escola Municipal Prof. Lourenço Ferreira Campos, da cidade de Goiânia. O objetivo foi analisar como essas crianças se relacionam com o passado e como percebem a mudança no tempo e no espaço, a partir de três imagens da cidade de Goiânia em diferentes épocas. Foram selecionadas três fotos, dos anos de 1937, 1942 e 2011, para a realização da tarefa em sala de aula. Considerou que a cidade Goiânia foi planejada e começou a ser construída na década de 1930, sendo que no ano de 1942 ocorreu seu batismo cultural com as festividades cívicas promovidas pelo poder público.

Keywords : Educação Histórica; Tempo; Espaço; Aprendizagem Histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )