SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Ensino de História na perspectiva da Educação histórica: o caso da rede municipal de CuritibaA formação da consciência social dos jovens no horizonte da Educação Histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Maria da Conceição  y  FLEURY, Eunice Antunes. Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de Goiânia. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.577-588. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418703.

Esta pesquisa investiga exercícios produzidos por crianças de 10 anos de idade, que cursam a turma E, do Ciclo II(5º ano do Ensino Fundamental), da Escola Municipal Prof. Lourenço Ferreira Campos, da cidade de Goiânia. O objetivo foi analisar como essas crianças se relacionam com o passado e como percebem a mudança no tempo e no espaço, a partir de três imagens da cidade de Goiânia em diferentes épocas. Foram selecionadas três fotos, dos anos de 1937, 1942 e 2011, para a realização da tarefa em sala de aula. Considerou que a cidade Goiânia foi planejada e começou a ser construída na década de 1930, sendo que no ano de 1942 ocorreu seu batismo cultural com as festividades cívicas promovidas pelo poder público.

Palabras clave : Educação Histórica; Tempo; Espaço; Aprendizagem Histórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )