Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
OLIVEIRA, Maria Isabel Gomes Barca. A formação da consciência social dos jovens no horizonte da Educação Histórica. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.589-601. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644418713.
No Projeto "Consciência Histórica-Teoria e Práticas" que, têm explorado as narrativas de jovens lusófonos acerca do mundo contemporâneo, numa primeira fase, participaram estagiários de História de três universidades portuguesas, e em fases subsequentes, jovens em final de escolaridade obrigatória em Portugal, Brasil e Moçambique. A análise indutiva das narrativas sugeriu que os jovens destes países revelam uma identidade nacional relativamente fundamentada, sem xenofobias. Quanto às narrativas globais, as dos jovens portugueses e moçambicanos aparecem muito menos substanciadas do que as nacionais, enquanto as dos jovens brasileiros narram a um mesmo nível a História do país e do mundo, interligando-as. As produções portuguesas e brasileiras mostram poucos protagonistas, emergindo apenas alguns "vilões". Por outro lado, os jovens brasileiros e moçambicanos mostram-se interventivos face ao presente.
Palabras clave : Consciência Histórica; Educação Histórica; Narrativas Históricas de Jovens.