SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de GoiâniaA democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

OLIVEIRA, Maria Isabel Gomes Barca. A formação da consciência social dos jovens no horizonte da Educação Histórica. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.589-601. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418713.

No Projeto "Consciência Histórica-Teoria e Práticas" que, têm explorado as narrativas de jovens lusófonos acerca do mundo contemporâneo, numa primeira fase, participaram estagiários de História de três universidades portuguesas, e em fases subsequentes, jovens em final de escolaridade obrigatória em Portugal, Brasil e Moçambique. A análise indutiva das narrativas sugeriu que os jovens destes países revelam uma identidade nacional relativamente fundamentada, sem xenofobias. Quanto às narrativas globais, as dos jovens portugueses e moçambicanos aparecem muito menos substanciadas do que as nacionais, enquanto as dos jovens brasileiros narram a um mesmo nível a História do país e do mundo, interligando-as. As produções portuguesas e brasileiras mostram poucos protagonistas, emergindo apenas alguns "vilões". Por outro lado, os jovens brasileiros e moçambicanos mostram-se interventivos face ao presente.

Palabras clave : Consciência Histórica; Educação Histórica; Narrativas Históricas de Jovens.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )