SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3A formação da consciência social dos jovens no horizonte da Educação HistóricaAvaliação educacional em larga escala: performatividade e perversão da experiência educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RUIZ, Maria José Ferreira  y  MARINHEIRO, Edwylson de Lima. A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.603-616. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417236.

O objetivo do texto é discutir as alterações nos modelos de gestão pública e as implicações para a gestão educacional. Partimos do pressuposto que o padrão de gestão das instituições públicas se altera conforme a reestruturação do capitalismo e suas crises constantes. O estudo faz referência a três modelos de gestão, sendo estes: a gestão burocrática, a gestão democrática e a gestão empresarial gerencial. Conclui que na gestão pública há a predominância dos modelos de gestão empresarial gerencial e da gestão burocrática, que ainda não foi superada. Contudo, contraditoriamente, a gestão democrática está presente na legislação da educação, por conta da luta dos trabalhadores desta área, mas se desenrola de forma muito tênue e embrionária nas escolas públicas.

Palabras clave : Democratização da escola Pública; Modernização do Estado; Gestão Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )