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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

RUIZ, Maria José Ferreira  e  MARINHEIRO, Edwylson de Lima. A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.603-616. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417236.

O objetivo do texto é discutir as alterações nos modelos de gestão pública e as implicações para a gestão educacional. Partimos do pressuposto que o padrão de gestão das instituições públicas se altera conforme a reestruturação do capitalismo e suas crises constantes. O estudo faz referência a três modelos de gestão, sendo estes: a gestão burocrática, a gestão democrática e a gestão empresarial gerencial. Conclui que na gestão pública há a predominância dos modelos de gestão empresarial gerencial e da gestão burocrática, que ainda não foi superada. Contudo, contraditoriamente, a gestão democrática está presente na legislação da educação, por conta da luta dos trabalhadores desta área, mas se desenrola de forma muito tênue e embrionária nas escolas públicas.

Palavras-chave : Democratização da escola Pública; Modernização do Estado; Gestão Educacional.

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