SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Large-scale educational assessments: performativity and perversion of educational experienceThe magic of the admission test: the production of belief in "gift" among the students of the IFSP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MIRANDA, Antonio Carlos. Indicadores na gestão universitária: uma metodologia de apoio. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.629-642. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413602.

O mote deste manuscrito é apresentar a construção e o uso de indicadores no processo de autoavaliação de uma universidade, como orientado pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O uso de indicadores possibilita auxiliar a gestão da informação na instância decisória da instituição, principalmente em tempos em que a produção da informação é abundante. Neste estudo, utilizaram-se dados da avaliação realizada pelo corpo discente entre 2008 e 2010 do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Os resultados mostraram que a produção de indicadores deve ter legitimidade técnica, política e que deve ser produzida coletivamente dentro da instituição, pois somente a partir de um processo que reúne informações e dados coletivos pode-se estimular a análise reflexiva das práticas em busca de melhorias em todos os níveis.

Keywords : Ensino Superior; Avaliação; Gestão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )